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Escuta activa depois de um dia de escola

A escola está começar, seja qual for a idade dos seus filhos, é sempre uma etapa importante para a família, o educando, os pais, irmãos e até os animais de estimação. Os tempos de hoje, obrigam a família a viver, a correr, a tomar decisões rápidas, a não ter tempo de qualidade, a viver o dia a dia com muito ‘stress’. E sem dar conta, as pessoas passam a ter um comportamento de ouvir e não escutar com atenção, quem está à volta. Os filhos crescem e adaptam-se a ter uma atenção artificial através dos ecrãs, jogos e um mundo mais desligado do contacto com o ser humano. Existe uma percentagem elevada de adolescentes que preferem viver no mundo digital do que presencial. Não dão grande significado à palavra escutar, comunicar, conversar sem ser através da esfera digital e não se sentem compreendidos pelos progenitores.


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Mas existe a opção de mudar esse conceito. Seja qual for o conceito diário de cada família, mesmo sendo uma hora por dia, pode ser de qualidade. A educação infantil até aos 5 anos, apesar das crianças não conseguirem comunicar com clareza, podemos aproximar-nos o máximo da criança e tentar comunicar com ela.

À medida que as crianças vão progredindo na escola, as suas capacidades de compreensão e utilização da linguagem, tornam-se mais sofisticadas. Normalmente as crianças compreendem mais palavras e conceitos àqueles que conseguem expressar. Tente utilizar uma linguagem adequada à idade da criança, mas sem a simplificar demasiado. Não deixe de utilizar palavras mais complexas. Em caso de dúvida, opte por perguntar à criança se sabe o significado da palavra e explicar-lho.

Por exemplo:

  • “Qual foi a melhor parte do teu dia?”;

  • “Quais as histórias que ouviste ou leste hoje?”;

  • “Qual foi a tua atividade favorita hoje e a que menos gostaste?”;

  • “Como te sentes? Eu senti a tua falta!”;

  • “Brincaste com quem?”;

  • “Qual foi a parte mais difícil do teu dia?”.

É importante criar tempo e falar com os filhos sobre o seu dia a dia e as atividades que realizarem, garantindo que a criança sabe que estamos realmente interessados e a ouvi-la atentamente. À medida que as crianças crescem já não passam tanto tempo connosco ou já não nos procuram tanto, sendo importante esforçar para passar tempo a dialogar com elas aproveitando as alturas em que estão mais disponíveis para isso (por exemplo, antes de deitar, antes do jantar, no carro…).


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Falar com os filhos e não para os filhos. Mostrar interesse e aprender sobre os seus interesses. Iniciar uma conversa partilhando aquilo que pensamos sobre determinado assunto (em vez de começar a conversa com uma questão).

Fazer perguntas abertas, sem ser a pedir respostas “sim” e “não”. Parar o que fazemos para as ouvir, sempre que falam sobre as suas preocupações; expressar interesse sobre o assunto do qual nos falam; deixá-las acabar de falar, antes de falarmos nós. Entre as vantagens da comunicação clara com os filhos estão a segurança de que os pais se importam com as suas dores e a certeza de que há um espaço para encontrar soluções. Para o momento do estudo dos filhos adolescentes, aliás, essa será uma construção feita aos poucos durante toda a primeira infância e daí por diante. Uma comunicação eficaz está na base de uma relação equilibrada e saudável, revestindo-se de maior importância quando falamos da relação entre Pais e Filhos. É através da comunicação que expressamos aos outros o que queremos, o que sentimos, o que não gostamos, o que precisamos e é graças a ela que podemos atingir a sensação de que somos plenamente compreendidos e respeitados.



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