Acolha os sentimentos da criança!
- Sandra Oliveira
- 29 de fev. de 2024
- 2 min de leitura

O choro é a principal forma de comunicação dos bebés e crianças pequenas. Apesar de não poderem expressar as suas necessidades verbalmente, o choro é uma forma eficaz de expressar o desconforto, as necessidades ou as emoções.
Aqui estão algumas possíveis mensagens que as crianças podem transmitir através do choro:
1. Fome ou Desconforto Físico:
Fome: bebés costumam chorar quando têm fome.
Desconforto físico: fraldas sujas, desconforto digestivo, frio ou calor excessivo.
2. Cansaço ou Sono:
Cansaço: quando estão cansadas, algumas crianças choram como uma forma de demonstrar que estão exaustas.
Dificuldade para dormir: podem chorar se tiverem dificuldade em adormecer ou acordarem durante o sono.
3. Necessidade de Conforto e Atenção:
Proximidade: crianças podem chorar para procurar o conforto físico e emocional dos pais.
Atenção: às vezes, choram para chamar atenção quando se sentem solitárias ou negligenciadas.
4. Desconforto Emocional ou Insegurança:
Medo: em situações desconhecidas ou assustadoras, para expressar medo ou insegurança.
‘Stress’: eventos stressantes ou mudanças significativas também podem desencadear o choro.
Expressão geral de desconforto: em alguns casos, o choro pode ser uma resposta a um desconforto geral, que a criança não consegue identificar ou expressar claramente.
É crucial para os pais/cuidadores aprenderem a reconhecer os sinais ligados ao choro e a identificar as necessidades subjacentes. Observar os padrões de choro, experimentar diferentes tipos de conforto, tentar responder às necessidades da criança, ajuda a acalmar a criança.
Acolher os sentimentos de uma criança, não é mimar demasiado, não é ceder e não cria comportamentos inadequados. O objetivo é auxiliar a criança, para que se sinta ouvida, compreendida, validada e apoiada.
Os adultos também choram, recebem palavras de conforto e carinho, é-lhes perguntado o que se passa e como podem ajudar. As crianças também precisam disso.
Ao não se acolher o choro da criança, envia-se a mensagem de que os sentimentos não são importantes (não são validados). Nesse caso, transmite-se que a criança não pode contar com os seus cuidadores. Choram porque têm um motivo.
Uma criança não tem uma perspetiva adulta sobre o mundo.
Quando o bebé ou a criança sente a empatia, sente também que o cuidador é um pilar de apoio e está disponível quando pede ajuda. Sentir-se compreendido é a melhor maneira de uma criança se acalmar.
Se a criança for acolhida com empatia, verá que reagirá melhor do que se fosse acolhida sem paciência, com agressividade, com alguma consequência ou a gritar.
Acolha (e valide) os sentimentos da criança, tal como deseja que acolham e validem os seus.
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