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Acolha os sentimentos da criança!


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O choro é a principal forma de comunicação dos bebés e crianças pequenas. Apesar de não poderem expressar as suas necessidades verbalmente, o choro é uma forma eficaz de expressar o desconforto, as necessidades ou as emoções. 


Aqui estão algumas possíveis mensagens que as crianças podem transmitir através do choro:

1. Fome ou Desconforto Físico:

  • Fome: bebés costumam chorar quando têm fome.

  • Desconforto físico: fraldas sujas, desconforto digestivo, frio ou calor excessivo.

2. Cansaço ou Sono:

  • Cansaço: quando estão cansadas, algumas crianças choram como uma forma de demonstrar que estão exaustas.

  • Dificuldade para dormir: podem chorar se tiverem dificuldade em adormecer ou acordarem durante o sono.

3. Necessidade de Conforto e Atenção:

  • Proximidade: crianças podem chorar para procurar o conforto físico e emocional dos pais.

  • Atenção: às vezes, choram para chamar atenção quando se sentem solitárias ou negligenciadas.

4. Desconforto Emocional ou Insegurança:

  • Medo: em situações desconhecidas ou assustadoras, para expressar medo ou insegurança.

  • ‘Stress’: eventos stressantes ou mudanças significativas também podem desencadear o choro.

  • Expressão geral de desconforto: em alguns casos, o choro pode ser uma resposta a um desconforto geral, que a criança não consegue identificar ou expressar claramente.

É crucial para os pais/cuidadores aprenderem a reconhecer os sinais ligados ao choro e a identificar as necessidades subjacentes. Observar os padrões de choro, experimentar diferentes tipos de conforto, tentar responder às necessidades da criança, ajuda a acalmar a criança.

Acolher os sentimentos de uma criança, não é mimar demasiado, não é ceder e não cria comportamentos inadequados. O objetivo é auxiliar a criança, para que se sinta ouvida, compreendida, validada e apoiada. 

Os adultos também choram, recebem palavras de conforto e carinho, é-lhes perguntado o que se passa e como podem ajudar. As crianças também precisam disso. 


Ao não se acolher o choro da criança, envia-se a mensagem de que os sentimentos não são importantes (não são validados). Nesse caso, transmite-se que a criança não pode contar com os seus cuidadores. Choram porque têm um motivo.

Uma criança não tem uma perspetiva adulta sobre o mundo.


Quando o bebé ou a criança sente a empatia, sente também que o cuidador é um pilar de apoio e está disponível quando pede ajuda. Sentir-se compreendido é a melhor maneira de uma criança se acalmar.

Se a criança for acolhida com empatia, verá que reagirá melhor do que se fosse acolhida sem paciência, com agressividade, com alguma consequência ou a gritar.


Acolha (e valide) os sentimentos da criança, tal como deseja que acolham e validem os seus. 






 
 
 

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